Ensaios
e Tecnologia

 

Confira mais detalhes
sobre nossos ensaios


Desde o início de nossas atividades, nossa maior preocupação sempre foi de trazer o que existe de mais inovador e assegurar essa qualidade através de ensaios e testes.

O ensaio foi baseado no estudo publicado na revista “The International Journal of Oral & Maxillofacial Implants, Vol 22, 2007”. Foi avaliado o gap vertical, que se refere à distância entre o assentamento implante-componente.

Os resultados foram satisfatórios uma vez que os componentes PROTESS apresentaram gaps menores do que os apresentados no estudo. Gaps entre pilares e implantes têm propiciado problemas por infiltração

de bactérias ocasionando peri-implantite e consequentemente problemas mecânicos (fadiga) que ocorrem por micromovimentos, podendo levar à ruptura e perda prematura da prótese.


Foi avaliada também a rugosidade da superfície dos componentes contando com os valores ideais.

Sendo assim, podemos afirmar que estamos dentro dos mais altos padrões de conformidade para dispor aos nossos clientes o que há de mais atual na implantodontia moderna.

 

Realizamos também ensaios relacionados à resistência mecânica de nossos componentes. Dois métodos foram utilizados: ensaio de fadiga e torção, de acordo com as normas ISO 14801:2007 e ISO/TS 13498:2011, respectivamente.

O ensaio de fadiga tem como finalidade determinar as propriedades mecânicas de fadiga do componente odontológico e simular o estresse sofrido pelo componente-implante durante a mastigação. Consiste basicamente na aplicação cíclica de uma carga até que o componente demonstre fadiga.

Durante o ensaio foram utilizadas onze amostras de pilares de adaptação HE que se comportaram de maneira esperada. Comparado a estudos publicados na revista “Journal of the Mechanical Behavior of Biomedical Materials, Ed. 62, 2016” pudemos observar superioridade nos componentes PROTESS.

Os parâmetros utilizados para o ensaio foram semelhantes, seguindo norma ISO onde a uma carga de 545,83N e uma frequência de 15Hz, os componentes resistiram a 5.000.000 de ciclos.

É importante ressaltar que os componentes utilizados compartilham das mesmas características como: adaptação, diâmetro e altura.

O ensaio de torção tem como finalidade determinar o torque no escoamento e torque máximo, ou seja, determinar a resistência entre componente-implante com relação ao dispositivo de travamento quando o mesmo sofre esforço. Os componentes PROTESS tiveram desempenho adequado e atenderam às expectativas.

 

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